• Kiwi

Por que eu não consigo entender a Adele falando?


OBS: Nem o programa que legendou conseguiu acompanhar a musa, quem dirá nós, pobres mortais.


Se você, assim como nós e tantos outros que lidam com o inglês diariamente, não captaram bulhufas do que a Adele disse, não se sinta mal.

O motivo por mal termos entendido a entrevista que viralizou na internet, se explica por alguns fatores:


1- Nós não temos o hábito de ouvir nativos britânicos falando de forma natural.


2-Consumimos muito da cultura Norte Americana, seja através de filmes, séries ou estudos didáticos, logo, nosso ouvido não é treinado para um sotaque britânico - que aos nossos ouvidos não ingleses 🤓- é bastante forte.


3- O contexto também é diferente. Por se tratar de uma entrevista em uma rádio inglesa, certamente ela não mede as palavras ao se expressar e, como qualquer nativo, tende a dar mais intonação nas palavras, dando outro ritmo ao discurso.


2- A audiência com a qual se fala muda tudo. A entrevista não foi feita pensando se o restante do mundo que tem inglês como segunda língua iria compreender.

Diferentemente dos áudios de listening do material escolar que é um conteúdo pensado para quem está aprendendo.


3-Britânicos (e não apenas os Norte Americanos) também comem sílabas. Se utilizam (de forma inconsciente) do que chamamos de dropped sound - ao cortar as sílabas, e connected speech - quando juntam as palavras. Todos os falantes nativos fazem isso.



Pensando nisso vejamos como podemos melhorar:


🔈 Precisamos nos expor mais ao inglês falado por nativos. E como? Por meio de TedTalks, podcasts, músicas e até mesmo séries/filmes com áudio original e legenda em inglês. Pratique com a legenda e veja se consegue comparar o que é dito com o que está escrito.


👩🏽‍💻 Faça a técnica chamada SHADOWING: basicamente consiste em reproduzir a fala do outro através da imitação- trecho da fala de um ídolo (por exemplo), repetir e se ouvir (gravar).


🗣️ Inglês é um processo longo, e não adianta ter pressa em falar perfeitamente, até porque... como a Adele está aí para mostrar... mesmo estudando por longas datas, nem sempre é fácil entender os nativos (varia de pessoa, sotaque, cultura e região).


💡 Por isso é importante estar em contato não apenas com o conteúdo online, mas também com um estudo mais formal 📖que o auxiliará a entender como se fala corretamente.


#inglesparabrasileiros #brasileirasporai #blog


© 2016 Ki-Bird English/ by graphic designer Larissa Machado. All rights reserved