• Viviane Shinzato

7 motivos para você se dedicar ao Inglês

Atualizado: Abr 14

Você já sabe por qual motivo quer aprender inglês? E você sabe o impacto do idioma na sua vida? Desde uma amizade no exterior até mesmo uma oportunidade de promoção e mudança de país.



Anualmente milhares de imigrantes chegam aos EUA, Canadá, Irlanda entre outros países, com o sonho de ganhar em dólar/euro. As oportunidades são diversas, mas normalmente nos chamados subempregos (shopping/fast food/mercado/cafés). Para quem realmente procura empregos considerados formais, o preparo com inglês é indispensável. Candidatos passam por teste escrito e telefonemas até mesmo antes de se apresentarem pessoalmente em entrevistas.


Por que escolher inglês e não outras línguas?

Mesmo que vc pense que brasileiros têm mais facilidade com o espanhol, que nem sempre é verdade, o inglês é o idioma mais utilizado mundialmente, e o mais provável de ser ouvido/entendido em qualquer país que estiver. - blog


Inglês na infância

Ajuda no desenvolvimento social, melhora o raciocínio e estimula a capacidade de concentração.


Inglês para adolescentes

O sonho de morar no exterior e fazer faculdade fora começa na adolescência; mas sem o nível exigido de inglês este sonho pode não acontecer. A depender da Instituição e do curso que pretende fazer é necessário apresentar boas notas para classificação, incluindo todas as habilidades: leitura/escrita/audição/fala.


Inglês para adultos significa:

1. AUTONOMIA

Nesta fase da vida, o inglês representa autonomia. Autonomia para escrever e-mails, fazer parte de reuniões sem ter que chamar alguém para ajudar no inglês, mandar relatórios e apresentações sem usar o tradutor para tudo, pleitear salários maiores, trocar de empresa e até mesmo poder viajar com tranquilidade para passar por situações como de hospedagem e aeroporto.


2. Mercado de trabalho

No mundo globalizado não só grandes empresas como as de pequeno-médio porte tem filiais ou parceiros no exterior e precisam de colaboradores qualificados para lidar com as demandas. Não há como escapar de treinamentos, reuniões, vídeo conferências, contratos, telefonemas e emails.


3. Networking

É sempre bom ter contatos, e os melhores relacionamentos profissionais para sua área podem estar fora do Brasil. Ao dominar o idioma, você consegue se comunicar em congressos e eventos diversos que envolvam pessoas de diversos países. E também tem maiores chances de ser uma peça-chave na empresa para lidar com parceiros comerciais e ir a treinamentos no exterior.


4. Negociações

Sejam em situações formais e/ou viagens, estamos sempre negociando. Em uma empresa sua negociação está atrelada a contratos e reuniões, parcerias internacionais, clientes e fornecedores e etc.; em viagens nunca sabemos o que precisaremos falar: seja para tratar nos estabelecimentos, solicitar algo à escola/família estrangeira ou, quem sabe, até uma troca de assentos no avião.


5. Mudança de país Anualmente milhares de imigrantes chegam aos EUA, Canadá, Irlanda entre outros países, com o sonho de ganhar em dólar/euro. As oportunidades são diversas, mas normalmente nos chamados subempregos (shopping/fast food/mercado/cafés). Para quem realmente procura empregos considerados formais, o preparo com inglês é indispensável. Candidatos passam por teste escrito e telefonemas até mesmo antes de se apresentarem pessoalmente em entrevistas. 6. Mudança de profissão ou melhores cargos.

De acordo com pesquisas da British Council, as carreiras que mais crescem e que mais necessitam de profissionais com alto nível de inglês são:

TI e Tecnologia - Desenvolvedor de Softwares - Engenharia - Marketing Digital - Administração - Comércio Exterior - Turismo - Relações Internacionais.


7. Salários maiores

Segundo pesquisa da Catho, empresa nacional de classificados de empregos, pessoas que se comunicam fluentemente em inglês, comparado aos funcionários que não conseguem utilizar o idioma, tem uma diferença de salário que pode chegar a 70%.

E em um futuro próximo, o que hoje é visto como um diferencial será um pré-requisito.


E você, o que te move para aprender inglês? Seja qual for a sua razão, nunca é tarde para começar.